top of page
Search

Técnicas prospectivas (Cartografia geológica, geoquímica, geofísica e sondagem)

Principais métodos de prospecção e a sua importância para a mineração

Cartografia geológica

Mapeamento Geológico – Fonte: sbg-rj.org.br


O mais essencial método de prospecção é a cartografia geológica, sendo o mais barato também. Nele o(a) geólogo(a), no primeiro momento, busca em bases de dados dos serviços geológicos nacionais e estaduais, estudos feitos por universidade, trabalhos já realizados na área de interesse. Podem ser utilizados mapas, artigos, fotos aéreas e outras fontes para criar uma base de dados sólida, para com isso começar o trabalho de campo na área.


Na área de interesse o geólogo elabora o mapa geológico da região a partir da análise das rochas, suas estruturas e atitudes, feições que indicam os processos deposicionais e de formação destas rochas. Com base em todas as informações adquiridas em campo, o(a) geólogo(a) propõe a história geológica da área de estudo, o que é essencial para o entendimento do contexto metalogenético local.


Já com todos os dados do mapeamento adquiridos a próxima etapa é fazer o mapa geológico da área. Nele as posições geográficas de todos os afloramentos estudados, além do solo e da vegetação presentes vão ser conectados e colocados em perspectiva, juntamente com as feições encontradas. Com isso, um mapa com a determinada convenção geológica, evolução temporal e/ou estratigrafia e escala será confeccionado.


Sendo comum a produção de um relatório detalhado com as etapas de mapeamento, contendo todas as informações adquiridas em campo e as evidências encontradas para as conclusões propostas.


Geoquímica

Geoquímica – Fonte: bruker.com


A prospecção geoquímica tem como principal meio as características químicas das rochas e do solo, sendo usado em sua maior parte para a prospecção de metais. Esse método utiliza o princípio de que as rochas contendo os minerais-minérios possuem maiores teores dos elementos de interesse do que os encontrados nas rochas encaixantes.


Essa concentração anômala também entra dentro do ciclo do intemperismo, sendo que o estudo dos solos pode ser bastante útil. Em que através de processos físicos e químicos onde há a disseminação dos elementos de interesse e com isso a formação de uma pluma de dispersão que caracteriza um dos alvos exploratórios da prospecção geoquímica.


De acordo com o método geoquímico empregado na investigação, associações de resultados também podem apontar teores de elementos ou de compostos químicos, pH (potencial hidrogeniônico), eH (potencial de redução) e outras propriedades químicas como à condutividade elétrica.


Esta etapa utiliza bastante métodos estatísticos, e é realizada minuciosamente, em laboratórios, onde todos os métodos utilizados têm as suas margens de erro e os seus procedimentos específicos, que dependem da amostragem, que se feita de uma maneira ruim podem levar a interpretações erradas. Geralmente possuem preços menores que a prospecção geofísica, mas ainda assim na maioria dos casos são mais caros que a cartografia geológica.


Geofísica

Prospecção Geofísica – Fonte: Instituto Minere


A geofísica utiliza das propriedades de propagação de ondas em subsuperfície, sendo possível a prospecção geofísica na crosta terrestre, dependendo da profundidade do corpo mineral que se quer encontrar.


É observada a forma com que as ondas se comportam de acordo com as variações físicas causadas pelos diferentes materiais que essa onda atravessa. Essas variações acontecem uma vez que diferentes minerais, que podem ser economicamente explotáveis ou não, podem existir em altas concentrações e com isso refletir ou refratar as ondas sísmicas, acontecendo o mesmo fenômeno para outras feições. Com base em diferentes respostas geofísicas e a partir da interpretação das diferentes feições é possível traçar estratégias prospectivas para o provável depósito mineral.


Outros métodos podem ser utilizados, como os levantamentos magnetométricos, para feições mais profundas, e o método de polarização induzida (IP), que ajuda nos ajustes e confirmação do mapeamento geológico. Esses métodos podem ser empregados por aparelhos tanto no solo, como em aeronaves e em barcos, aplicando as devidas correções para os meios escolhidos.

O custo dessa técnica é bem variável, a depender do método empregado, da área de estudo, resolução e profundidade de investigação, grau de dificuldade de aquisição dos dados, dentre outros. Cabe ressaltar que diversos mapeamentos e levantamentos geofísicos regionais são de domínio público, disponíveis comumente em plataformas governamentais.


Sondagem

Sondagem – Fonte: Geositu


Entre as técnicas mais comuns, a sondagem é um dos métodos prospectivos com o melhor custo benefício, dependendo do tipo empregado. Ela pode ser utilizada tanto para estudos geológicos, com intuito de confirmar ou não a existência de um corpo mineral ou contribui para o modelamento em três dimensões do corpo, como também para estudos geotécnicos e hidrogeológicos, sendo um método comum na construção civil.


Os valores também são bastante variáveis, dependendo das rochas que vão ser perfuradas, da profundidade que se quer ter o estudo prospectivo e também do tipo de sondagem que será feita.


A partir das sondagens realizadas nas áreas podem ser obtidos tanto as amostras que não estariam presentes na superfície, como também poderá ser feito modelos em três dimensões a partir dos contatos e feições observadas nos diferentes furos de sondas.

Fonte: Sinergeo.pt


Com diferentes metodologias e técnicas, a prospecção é uma das fases mais importantes na implantação de um empreendimento mineral. Contudo, com essas ferramentas, tanto individualmente como em conjunto, a prospecção proporciona o conhecimento local e regional da área a ser explorada e com isso o negócio mineral poderá se desenvolver.


Referências bibliográficas


O que é prospecção mineral? Minas Jr Consultoria Mineral. [S. l.], 14 jan. 2020. Disponível em: https://www.minasjr.com.br/o-que-e-prospeccao-mineral/. Acesso em: 6 nov. 2021.


PEIXOTO, Isabella. O que é Prospecção Geoquímica e sua utilização na Pesquisa Mineral. Igeológico. [S. l.], 17 jun. 2018. Disponível em: http://igeologico.com.br/o-que-e-prospeccao-geoquimica-e-sua-utilizacao-na-pesquisa-mineral/. Acesso em: 6 nov. 2021.


Prospecção Mineral: Saiba tudo sobre! Geoscan. [S. l.], 27 nov. 2020. Disponível em: https://www.geoscan.com.br/blog/prospeccao-mineral. Acesso em: 6 nov. 2021.


Tipos de sondagem de solo: qual a melhor metodologia para sua obra? APL Engenharia. [S. l.], 2019. Disponível em: https://blog.apl.eng.br/tipos-de-sondagem-de-solo-qual-a-melhor-metodologia-para-sua-obra/. Acesso em: 6 nov. 2021.


Autor: Henrique Costa

201 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page